Faça seu ou .

ORÇAMENTO E CÁLCULO DE BDI - 10ª EDIÇÃO - 16 HORAS - TURMA CONFIRMADA

Objetivos:

Orientar técnicos, executivos ou empresários da construção civil na Elaboração de Orçamentos de Obras e Cálculo do BDI de Obras de Infraestrutura (Saneamento, Rodovias, Ferrovias, Portuárias, Aeroportuárias, Parques Eólicos, Termelétricas, Hidrelétricas, etc.), Edificações, Industriais e Comerciais. O curso também tem como objetivo apresentar a metodologia de cálculo de todos os itens que compõe o custo de uma obra e o preço de venda do orçamento.

Público Alvo:

Profissionais que atuam no segmento da Engenharia de Custos de obras civis (direta ou indiretamente), Gerentes de Projetos e Contratos, Orçamentistas, Engenheiros, Arquitetos, Técnicos, Construtores, Empresários e estudantes de cursos técnicos ou universitários

Pré-requisito:
Para este curso será necessário trazer computador.

Programa:

Tipos de Orçamentos: Estimativa paramétrica (similaridade); Estimativa analítica (operacional).

Quais softwares mais modernos no Mercado para elaboração de Orçamentos e Gestão de Custos da Construção e adequados ao Porte das Empresas (BIM e ERP).

Formação de Preços

Fluxograma do orçamento da obra.

Critérios de Medição: Levantamento de quantitativos e preparação da planilha de serviços.

Elaboração das composições analíticas de custo (materiais, mão de obra e equipamentos) e a importância da produtividade. Know-how prático de quais Bancos de Dados do mercado devem ser utilizados para cada tipologia de obra.

Pesquisa de mercado de preços básicos, mão de obra, materiais.

Estudo dos encargos sociais trabalhistas com e sem desoneração (Lei 13.161/15, MP 774) - FAP- Novo integrante de Encargos Sociais.

Análise de propostas de serviços de terceiros (compatibilização de preços).

Legislação: Lei 8666, Lei 11.448-REIDI, Lei RDC, LDO- Lei das Diretrizes Orçamentárias e Acórdãos do TCU-BDI.

Noções de Normas Internacionais de Orçamentos, NBR 16.633 e NBR 12.721.

Conceituação de Custos diretos e indiretos.

Cálculo do BDI desonerado e não desonerado - metodologia aplicada aos benefícios e despesas indiretas – Formação de Preços.

Cronograma Físico – Financeiro.

Fluxo de Caixa

Instrutora:

Inaiar a Barcellos Ferreira Marini

CRK - Certified Remarkable Knowledge pelo ICEC - International Cost Engeenering Council, Mestrado em Engenharia pela UFRGS, Especialista em Orçamentos-IBEC, Graduação em Engenharia Civil pela PUC/RS. Integrante da Comissão de Estudo Especial CEE-162 (GT4) da ABNT-SP, que tem por objetivo elaborar a primeira norma técnica sobre orçamento de obras NBR 16.633. Profissional com mais de 20 anos de experiência em engenharia de custos, atuando na elaboração de atividades técnicas de orçamento, planejamento e controle de obras das empresas: Serveng Civilsan (SP), Consórcio Serveng/Galvão Engenharia, Consórcio Serveng /OAS, TRANSPETRO/Petrobras (RJ), Solvi Saneamento (SP), Magna Engenharia (RS), Lamb Construções Industriais, ESBEL, Bortoncello Incorporações, Consultoria na Rossi, entre outras empresas. Atua em todo Brasil como Professora de MBA do IBEC, IPOG, Instituto Idd, e INPG. É palestrante em congressos, seminários e cursos através do PINI, BNDES, TCE-MG, Vale do Rio Doce, Banco do Brasil, SINDUSCON-AL, INSTITUTO DE ENGENHARIA–SP, Petrobras-BR, Estaleiro Brasa-Niteroi, Aceco-SP, AMMVI – Associação dos Municípios do Vale do Itajaí, AGIR-Agencia Intermunicipal de Regulação-SC e SENGE-RS 

 

 

As inscrições deste curso estão encerradas. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail qualificacao@senge.org.br ou pelo telefone (51)3230-1600 opção 3

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

vagas restantes

Vagas esgotadas

quando

Data: 11 e 12 de dezembro de 2019
Horário: 8h30 às 17h30

onde

Av. Erico Veríssimo, 960 – Menino Deus – Porto Alegre/RS.
E-mail: qualificacao@senge.org.br
Contato: (51) 3230.1600

Portal Qualificação Senge-RS

Av. Érico Veríssimo, 960
Menino Deus - Porto Alegre/RS
CEP: 90160-180 - (51) 3230-1600