Observação: Para inscrição Pessoa Jurídica, favor solicitar ficha de inscrição para o e-mail: qualificacao@senge.org.br
Parcele em até 06 x no cartão de crédito pessoa física.
IMPORTANTE:
As aulas são online, na modalidade ao vivo que configura “presencialidade conectada”.
Não há disponibilização de gravações das aulas, em caso de ausência ou não participação por questões de conexão junto a plataforma de ensino nas datas e horários programados para o curso.
Certifique-se que está ativo o e-mail informado no processo de sua inscrição, pois; o mesmo será o meio de envio dos materiais e link de acesso para as aulas online do curso.
Como os conceitos de ESG aplicados ao Agronegócio impactam os elos das cadeias produtivas e o financiamento do setor?
Você sabe como os conceitos de ESG podem ser aplicados no dia a dia do seu negócio?
Cada vez mais vem aumentando a importância de estudar e discutir conteúdos relacionados à sustentabilidade e ao comportamento do consumidor no Agronegócio. Estes temas já fazem parte do seu cotidiano?
O conceito de ESG (Envirommental Social Governance) surgiu em 2005 a partir do Relatório Who cares wins, resultado de uma iniciativa liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
E: refere-se às práticas adotadas por uma empresa em relação à conservação do meio-ambiente, e ao seu envolvimento e atuação em questões como: Aquecimento global e emissão de carbono, poluição do ar e da água, biodiversidade, desmatamento, eficiência energética, gestão de resíduos e escassez de água.
S: Está relacionado ao envolvimento de uma empresa com pessoas que fazem parte do seu universo, relacionadas a temas como: Satisfação de clientes, proteção de dados e privacidade, diversidade da equipe, engajamento de funcionários e funcionárias, relacionamento com a comunidade e respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.
G: Refere-se à gestão de uma empresa que precisa estar relacionada a temas como:
Composição do conselho, estrutura do comitê de auditoria, conduta corporativa, remuneração de executivos e executivas, relação com entidades do governo e com a classe política e existência de um canal de denúncias.
Sustentabilidade não pode mais ser considerada um simples modismo, já não é mais uma tendência, pois a sociedade está pressionando as empresas que estão tomando decisões baseadas na agenda ESG. É preciso uma outra maneira de pensar e agir, sempre buscando uma visão de longo prazo e sistêmica.
A sustentabilidade está delineando um novo padrão de funcionamento, planejamento estratégico e controle nas empresas do Agronegócio e de outros setores.
Para te ajudar a conhecer mais sobre ESG e o seu impacto no comportamento do consumidor que demanda produtos do Agronegócio, elaboramos este curso.
Cada vez mais vem aumentando a importância de estudar e discutir conteúdos relacionados à sustentabilidade e ao comportamento do consumidor no Agronegócio. Estes temas já fazem parte do dia a dia do agro, e aqueles que se dedicarem a estudá-los sairão na frente no mercado. O conhecimento aprendido no curso e a interação com os colegas permitirão que você se destaque na sua carreira profissional.
Objetivo:
Compreender como as mudanças e tendências dos hábitos do consumidor tem impactado o Agronegócio, considerando questões relacionadas à gestão ESG.
Público-alvo:
Sócio SENGE-RS, Engenheiros, Administradores e demais profissionais interessados pelo tema.
Pré-requisito:
Não existe pré-requisito.
Programa:
A importância da visão sistêmica nas cadeias produtivas do Agronegócio:
Analisar como as principais tendências na alimentação afetam o Agronegócio:
Discutir e analisar os principais direcionadores do Agribusiness mundial:
Analisar o uso da tecnologia no Agronegócio e as transformações que estão ocorrendo nas cadeias produtivas (Plataformas Online e E-commerce):
Analisar o comportamento do cliente em empresas B2B do Agronegócio:
Discutir como o comportamento do cliente vem mudando os produtos e serviços do Agronegócio: Case Cacau Show, Candygate, John Deere entre outros
Discutir como a gestão ESG impacta os diferentes elos das cadeias produtivas:
Do Campo à mesa ou da mesa ao campo? Consumo consciente e pegada de carbono no Agronegócio:
Descrever questões como greenwashing, finanças sustentáveis e aumento da financeirização do Agronegócio.
Instrutora:
Maria Flávia de Figueiredo Tavares
Economista pela UNESP, mestre em Administração e Política de Recursos Minerais pela Unicamp e doutora em Agronegócios pela UFRGS. Pesquisadora de Pós-Doutorado em Economia e Meio Ambiente, com o tema Finanças Sustentáveis na UFSCAR. Possui experiência de 19 anos como docente em diversas faculdades entre elas ESPM, FGV, FDC, UPF, IMED, Scelisul, FEMA. Atuou como Coordenadora do Núcleo de Agronegócios da ESPM SP e RS, trabalhou em corretoras de Bolsas de Mercadorias e foi Gerente de Marketing da Cooperativa COMIGO.
Atualmente é professora no MBA em Agronegócio da FGV, SENGE-RS, UPF, IPOG e Fundação Dom Cabral. Atua como árbitra na Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) e como diretora na MFT Consultoria em Agronegócios. Autora de livros sobre Gestão do Agronegócio e disciplinas EAD (Faculdade CNA, UNIASSELVI, IMED e SENAR), Coordenação técnica do livro Marketing&Agronegócio (Tejon e Xavier).Recebeu o troféu Destaque Marketing Rural 2013, concedido pela Comissão das Produtoras Rurais da FARSUL.
Referencial Bibliográfico:
Livros, artigos e publicações relacionadas ao Agronegócio, Sustentabilidade, ESG,Finanças Sustentáveis e Comportamento do Consumidor.
faltam
58 Dias
para o início
14
Datas: 25 e 27 de julho
01 e 03 de agosto de 2023.
Horário: 19h às 21h30.
Em até 06 x no cartão de crédito.
Plataforma de Cursos Online
Microsoft Teams (aulas ao vivo)
Contato: qualificacao@senge.org.br
WhatsApp: (51) 9 9768.0605