09/07/2018

SENGE REALIZA VISITAS TÉCNICAS EM SANTA MARIA VISANDO PARCERIAS PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Pela manhã, estiveram reunidas com o vice-prefeito, Sérgio Cechin, tratando sobre a realização de cursos e oficinas por meio do Programa de Qualificação do SENGE aos profissionais da administração municipal.  As principais demandas identificadas para oferta de cursos de qualificação foram: Plano Municipal de Resíduos Sólidos, Planejamento da Coleta Seletiva, Incorporação Imobiliária, Regularização Fundiária e Avaliação de Imóveis.

O vice-prefeito sugeriu contato com a Inspetoria do CREA em Santa Maria, a Sociedade de Engenharia e Arquitetura, a Associação de Profissionais do Município, as Universidades e Faculdades de Santa Maria, o SECOVI Centro Gaúcho, a Câmara de Vereadores e o Judiciário Municipal, com o intuito de firmar parcerias para a viabilização dos cursos.

Também participaram da reunião a secretária de município de Meio Ambiente, Sandra Rebelato, o secretário de Estruturação Urbana, engenheiro Marcos Vinicius Moraes, e o chefe de gabinete, Rafael Dulor.

Na sequência foram recebidas pela arquiteta Lídia Rodrigues, do Instituto de Planejamento de Santa Maria (IPLAN). Na reunião foi identificada e reforçada a necessidade de que os órgãos públicos tenham destinação orçamentária ou uma linha de crédito para qualificação profissional de seus servidores. Entre as principais demandas de cursos detectadas, estão Orçamento e Cálculo do BDI, Gerenciamento de Projetos e Perícia Judicial Ambiental.

No Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria, a diretora do SENGE foi recebida pelo diretor Tiago Marchesan para tratar sobre a assinatura de convênio com a instituição, já em vias de ser formalizado. O instrumento visa estabelecer mais uma parceria, a exemplo de acordos já celebrados com universidades de todo o Estado, visando a participação do Sindicato em aulas inaugurais e formaturas, bem como a realização de cursos e eventos como carga horária complementar.

Foi tratada também a possibilidade de cursos in company para a Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), que tem cerca de 40 profissionais responsáveis por toda a infraestrutura do campus. A UFSM está em processo de elaboração de PPCI, sendo esta uma possibilidade de qualificação para a instituição. O corpo docente especializado em áreas de ponta e inovação pode ministrar os cursos de curta duração.

Por fim, a diretora Nanci e a coordenadora Jacqueline estiveram reunidas com o grupo de engenheiros da Caixa Econômica Federal, liderado pelo engenheiro Gilberto Mezzomo. Os profissionais atendem a área de governo, responsável pelo programa de repasse de recursos financeiros da União para 73 municípios e os financiamentos de infraestrutura municipal.

A reunião permitiu identificar alguns dos temas de interesse dos profissionais da Caixa, nas áreas de gestão de equipes em obras, BIM, PPCI, Excel para Engenheiros, Licenciamento Ambiental e Perícia Judicial Ambiental. O grupo também sugeriu a oferta do curso que trata sobre orçamento de obras públicas às equipes dos clientes da Caixa, visando a qualificação dos profissionais e processos envolvidos na área, e a redução do retrabalho. Outras demandas serão avaliadas a partir da análise dos cursos oferecidos pelo Programa de Qualificação do SENGE.

O contato terá continuidade por meio da Associação Nacional de Engenheiros da Caixa Econômica Federal, o que irá oportunizar também o contato com as equipes que também atuam nas Áreas de Governo da Caixa nos municípios de Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo e Porto Alegre.