12/07/2018

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DO SENGE PROMOVE VISITA TÉCNICA AO PARQUE EÓLICO DE OSÓRIO

Na manhã desta quinta-feira (12) os alunos da 13ª edição do curso sobre Energia Eólica participaram de visita técnica ao Parque Eólico localizado em Osório. A atividade foi acompanhada pela engenheira Adriane Petry, instrutora do curso em conjunto com a engenheira Jussara Mattuella.

Promovido pelo Sindicato dos Engenheiros, em parceria com a Fundação de Empresa Escola da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o curso de Energia Eólica trata sobre as tendências do novo modelo do setor elétrico e as possibilidades de projetos com as recentes aberturas legais, desde micro a geração de grande porte para geração eólica.

O Marco Regulatório do Setor Elétrico passou por mudanças substanciais em sua estruturação. Entre elas, a abertura ao Mercado Livre de Energia, possibilitando que até mesmo médias empresas possam rever sua forma de provimento elétrico contemplando modelos renováveis, com economicidade e gestão da energia que consomem. Uma destas fontes, a eólica, tem mostrado possibilidades em todas as proporções de geração.

O curso oferece uma visão ampla de um projeto, dividida em dois módulos. O primeiro, trata de questões técnicas e o segundo, de questões regulatórias e econômico-financeiras. Com enfoque nos aspectos práticos, além do Parque Eólico, é realizada também uma visita técnica a uma estação de medição.