Com a Aula Magna ministrada pelo professor Dr. Antônio Eduardo Giansante, o Sindicato dos Engenheiros deu prosseguimento à turma 6 e iniciou a turma 7 do curso de Nivelamento em Engenharia de Saneamento, que contam com a participação de 42 profissionais da CORSAN e da empresa de saneamento de Novo Hamburgo, COMUSA.
Doutor em engenharia Hidráulica e Saneamento, professor convidado da Universidade de Metz (França) e do Politécnico de Bari (Itália), e professor titular na Universidade Mackenzie, Giansante tem mais de 50 artigos publicados e participou da implantação de planos de saneamento em mais de 100 municípios, entre outras atividades.
O presidente do SENGE, Alexandre Wollmann, deu as boas-vindas a todos, destacando que a iniciativa consolida o compromisso assumido pelo Sindicato com a qualificação profissional dos seus representados, agregando mais conhecimento ao corpo técnico da CORSAN e da COMUSA, bem como ao setor de saneamento como um todo.
O professor Giansante tratou sobre saneamento ambiental e a cidade, trazendo exemplos da sua experiência profissional e tecnologias aplicadas ao setor, entre outros temas.
Com apoio da Associação dos Engenheiros da CORSAN (AECO), o curso foi inicialmente desenvolvido para atender os engenheiros da Companhia, porém a pertinência e a qualidade dos assuntos tratados despertaram a demanda de profissionais que atuam no desenvolvimento de obras e projetos vinculados ao saneamento em diversas prefeituras e empresas, como é o caso dos engenheiros da COMUSA.
Com aulas quinzenais na sede do SENGE, a atividade apresenta conteúdo programático estruturado em módulos, totalizando 200 horas aula, preparando as equipes para atenderem as determinações da Lei 11.445/2007, que estabelece o novo marco regulatório do saneamento básico, habilitando para a elaboração de projetos, busca de recursos para investimentos no setor e melhoria da gestão.