01/06/2020

SENGE PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO ONLINE PARA O TRT

Teve início nesta segunda-feira (1º) o curso in company "Prontuário de Instalações Elétricas", contratado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. O curso é ministrado pelo professor Sérgio Giguer, que faz parte da equipe de instrutores do Programa de Qualificação do SENGE.

As aulas acontecem em plataforma online e se estendem até o dia 17 de junho, totalizando carga horária de 16 horas.

A iniciativa integra os esforços do SENGE em seguir atendendo as demandas de qualificação profissional de seus associados e da sociedade em geral, especialmente neste momento de pandemia, restrições no exercício da profissão e de mobilidade de profissionais e estudantes nas atividades de formação acadêmica e de capacitação complementar.

O curso "Prontuário de Instalações Elétricas" visa capacitar os profissionais para elaboração do referido prontuário, em conformidade com os itens 10.2.3 e 10.4 da NR 10, atendendo exigências legais conforme NBR 5410 (Instalações elétricas de baixa tensão;),5418 (Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas); e NBR IEC 14.039 (Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV); NBR IEC 60079 – Equipamentos elétricos para atmosferas explosivas, entre outras.

O instrutor do curso, Sérgio Gigue, é engenheiro eletricista com especialização em Segurança do Trabalho. Aposentado da Companhia de Energia Elétrica – CEEE, atuou como professor da PUCRS e do Curso Técnico de Segurança Trabalho- ACM, foi Perito da Justiça Trabalho e consultor de diversas empresas na área elétrica e segurança do trabalho. Atuou como instrutor das empresas: Vale do Rio Doce, Petrobras, Distribuidoras e Transmissora de energia, entre outras. É autor do livro Proteção de Sistemas de Distribuição.