Faça seu ou .
07/07/2020

PROQUALI A DISTANCIA: CURSOS ONLINE PARA VOCÊ SE QUALIFICAR DE ONDE ESTIVER

 

Reciclagem de PPCI

Datas: 14, 15 e 16/07

Horário: 19h às 21h

Inscrições

Alguns dos conteúdos abordados:

- Procedimentos Administrativos para Elaboração de PPCI;

- Prazos de Lei Kiss;

- Introdução as Medidas de Prevenção e Proteção de Incêndios (Itens Básicos);

- Representação Gráfica e Elaboração de PPCI;

- Tópicos básicos da RTCBMRS 14/2016 – para Dimensionamento de Extintores de Incêndio;

- Tópicos principais da ABNT NBR 13434 para Projeto Executivo de Sinalização de Emergência;

- Tópicos introdutórios da RTCBMRS 11 parte 1/2016 sobre Saídas de Emergência;

- Tópicos Introdutórios de Isolamento de Riscos;

- Apresentação de Case Final;

Instrutores: Fernanda Ribas Engenheira Civil, graduada pela UFRGS e Pós-Graduada em Segurança Contra Incêndio e Pânico em edificações e áreas de risco pela UNISINOS. Mestranda em Engenharia de Materiais pela UFRGS. Possui diversos cursos de extensão e qualificação profissional na área de segurança contra incêndios, segurança do trabalho, avaliações e pericias, Incluindo Cursos no Exterior sobre Extração de Fumaça. Ministra cursos de PPCI desde 2016, com participação em congresso internacional. Atualmente, atua com a elaboração de PPCIs, principalmente no Estado do Rio Grande do Sul;

Ricardo Maestri: Engenheiro Civil, graduado pela UFRGS, Pós-Graduado em Segurança contra Incêndio e Pânico em Edificações e Áreas de Risco pela UNISINOS. Professor na ULBRA na Especialização de Segurança do Trabalho. Possui expertise em projeto e execução de PPCI no RS e em SC em ocupações residenciais, comerciais e industriais, com participação em congressos e seminários da área. Ministra cursos desde 2015. Diretor do Núcleo Metropolitano SENGE (2011 – 2014). Credenciado na Caixa Econômica Federal para acompanhamento e avaliação de obras.

Orçamento e Cálculo de BDI

Data: 20 a 23 de julho

Horário: 18h às 22h 

Inscrições

Alguns dos conteúdos abordados:

Tipos de Orçamentos: Estimativa paramétrica (similaridade); Estimativa analítica (operacional).

Quais softwares mais modernos no Mercado para elaboração de Orçamentos e Gestão de Custos da Construção e adequados ao Porte das Empresas (BIM e ERP).

Formação de Preços

Fluxograma do orçamento da obra.

Critérios de Medição: Levantamento de quantitativos e preparação da planilha de serviços.

Elaboração das composições analíticas de custo (materiais, mão de obra e equipamentos) e a importância da produtividade. Know-how prático de quais Bancos de Dados do mercado devem ser utilizados para cada tipologia de obra.

Pesquisa de mercado de preços básicos, mão de obra, materiais.

Estudo dos encargos sociais trabalhistas com e sem desoneração (Lei 13.161/15) - FAP- Novo integrante de Encargos Sociais.

Análise de propostas de serviços de terceiros (compatibilização de preços).

Legislação: Lei 8666, Lei 11.448-REIDI, Lei RDC, LDO- Lei das Diretrizes Orçamentárias e Acórdãos do TCU-BDI.

Noções de Normas Internacionais de Orçamentos, NBR 16.633 e NBR 12.721.

Conceituação de Custos diretos e indiretos.

Cálculo do BDI desonerado e não desonerado - metodologia aplicada aos benefícios e despesas indiretas – Formação de Preços.

Apresentação de Case Orçamento, Planejamento/Cronograma Físico – Financeiro e Fluxo de Caixa

Instrutora: Inaiara Barcellos Ferreira Marini -  CRK - Certified Remarkable Knowledge pelo ICEC - International Cost Engeenering Council, Mestrado em Engenharia pela UFRGS, Graduação em Engenharia Civil pela PUC/RS. Integrante da Comissão de Estudo Especial CEE-162 (GT4) da ABNT-SP, que tem por objetivo elaborar a primeira norma técnica sobre orçamento de obras NBR 16.633 e da Comiss’ao CE 134 da Norma 15965 de BIM. Owner da Centro de Gestão de Engenharia de Custos e consultora de diversas Empresas em SP e RJ. Profissional com 24 anos de experiência em engenharia de custos, atuando na elaboração de atividades técnicas de orçamento, planejamento e controle de obras das empresas: Serveng Civilsan (SP), Consórcio Serveng/Galvão Engenharia, Consórcio Serveng /OAS, TRANSPETRO/Petrobras (RJ), Solvi Saneamento (SP), Magna Engenharia (RS), Lamb Construções Industriais, ESBEL, Bortoncello Incorporações. Atua em todo Brasil como Professora de MBA do IPOG, Instituto Idd, e INPG. Lecionou 15 anos no IBEC. É palestrante em congressos, seminários e cursos através do PINI, BNDES, TCE-MG, Vale do Rio Doce, Banco do Brasil, SINDUSCON-AL, INSTITUTO DE ENGENHARIA–SP, Petrobras-BR, Estaleiro Brasa-Niteroi, Aceco-SP, AMMVI – Associação dos Municípios do Vale do Itajaí, AGIR-Agencia Intermunicipal de Regulação-SC e SENGE-RS 

Prevenção de Acidentes Maiores

Datas: 23, 24, 30 e 31 de julho; e 06 e 07 de agosto

Horário: 10h às 11h30

Inscrições

Objetivos:

  • Capacitar gestores e técnicos industriais para analise eficaz de eventos indesejados de modo a priorizar ações que evitem a ocorrência e/ou minimizem as consequências de incidentes críticos e acidentes.
  • Apresentar modelos e exercitar práticas de registro e análise de acidentes ou incidentes críticos que possam causar danos pessoais, materiais e ambientais.

Alguns dos conteúdos abordados:

  • Conceitos de Prevenção
  • Registro de Acidentes
  • Investigação de Acidentes

Instrutor: Luiz Fernando Bodanese - Engenheiro Químico, Mestre em Engenharia, Engenheiro de Processamento Petroquímico, Engenheiro de Segurança, Supervisor de Radioproteção. Carreira profissional incluiu atuação como Engenheiro de Utilidades e Segurança na Copesul, responsável por Segurança Industrial e Meio Ambiente da Ipiranga Petroquímica e Braskem, Gerente Corporativo de Meio Ambiente na Gerdau, Engenheiro de Grandes Riscos na AGF Brasil Seguros. Experiência internacional em áreas de Segurança Industrial e Meio Ambiente da Hoechst na Alemanha e como representante para Hazop em Projeto Petroquímico na Itália. Consultoria para empresas de sísmica, produção de petróleo e mineração no Rio de Janeiro. Implantação de Sistema de Gestão de Segurança com Foco em Desenvolvimento Comportamental no Grupo Maggi (Agroindústria). Foco profissional em Segurança de Processos, Desenvolvimento Comportamental e Sistemas de Gestão de Processos Industrial. 

Qualificação em diversas áreas da engenharia

Conheça a agenda completa, acesse

https://qualificacao.sengers.org.br/cursos/ead

 

Portal Qualificação Senge-RS

Av. Érico Veríssimo, 960
Menino Deus - Porto Alegre/RS
CEP: 90160-180 - (51) 3230-1600