Faça seu ou .
27/11/2020

SENGE LANÇA PROGRAMA “MULHERES NA ENGENHARIA”

 

A Engenharia no Brasil era uma carreira basicamente militar no início do século XX, e por muito tempo foi classificada como uma carreira masculina por ter grande atuação em obras. No entanto, esse perfil vem se transformando nos últimos 30 anos, com uma presença feminina cada vez maior nos cursos de graduação e nos campos de atuação profissional.

A valorização do protagonismo e da capacidade técnica e acadêmica das engenheiras vêm norteando uma série de ações do SENGE-RS, tanto por meio das negociações coletivas e representatividade da classe, quanto na sua própria diretoria e estrutura administrativa.   

Nesse caminho, o SENGE dá início ao Programa “Mulheres na Engenharia”, visando construir uma pauta com o olhar feminino sobre a participação das engenheiras no Sindicato, sua capacidade de liderança, suas conquistas tecnológicas e o mercado de trabalho. A iniciativa é coordenada pela engenheira Nanci Begnini Giugno, diretora do SENGE na área de Apoio e Qualificação Profissional.  

O Programa também contempla debates e busca de caminhos para a igualdade salarial entre homens e mulheres, o combate ao assédio, aumento da representatividade feminina nas mais diversas instâncias de decisão, defesa e manutenção de direitos de licença maternidade e de acompanhamento familiar. Igualmente importante é oportunizar o aperfeiçoamento das mulheres em diferentes modalidades, uma vez ser mais difícil para as mulheres se comprometer com uma educação continuada, por serem as maiores responsáveis pela educação dos filhos e organização da casa. 
 

PARTICIPE DO LANÇAMENTO DO PROGRAMA MULHERES NA ENGENHARIA  

O Programa será lançado durante a Semana do Engenheiro, evento on-line e gratuito que realizado pelo SENGE de 7 a 11 de dezembro. Saiba mais e inscreva-se!  

Convidamos todas as engenheiras a participarem no evento, bem como apresentarem suas contribuições para a pauta do Programa e para a gestão do SENGE-RS.   

 

Portal Qualificação Senge-RS

Av. Érico Veríssimo, 960
Menino Deus - Porto Alegre/RS
CEP: 90160-180 - (51) 3230-1600