O SENGE deu início, nesta segunda-feira (30), à terceira edição do curso sobre projeto, dimensionamento e cálculos de Sistema de Tratamento de Efluentes Líquidos – ETEs. A atividade integra o Programa de Qualificação do Sindicato e se estende até o dia 11 de dezembro, totalizando 40 horas de duração.
O curso é realizado em plataforma digital, ao vivo, oportunizando a participação de profissionais de diversas partes do Estado e do País. Desta turma, participam alunos da Região Metropolitana de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Lajeado e Canela, e ainda dos municípios de Sertãozinho e Barretos, no Estado de São Paulo, e de Belo Horizonte (MG). A turma conta com profissionais das áreas de Engenharia Ambiental, Sanitária, Química, Civil, de Segurança do Trabalho, e também do segmento de Química Industrial e Tecnólogo.
A diretora do SENGE, Nanci Giugno, deu as boas-vindas aos participantes.
O curso objetiva capacitar profissionais para entenderem sobre a correlação dos dados obtidos em amostragens, além do desenvolvimento do projeto, dimensionamento e cálculo dos sistemas utilizados para o tratamento de efluentes. O assunto é ministrado pelo instrutor do ProQuali, Mario Peirano, doutor em Engenharia Sanitária e Ambiental com ampla experiência profissional e acadêmica na área.