09/12/2020

SEMANA DO ENGENHEIRO: RODA DE CONVERSA SOBRE AS MULHERES NA ENGENHARIA

A ação integra as atividades da Semana do Engenheiro, evento online e 100% gratuito promovido pelo SENGE de 7 a 11 de dezembro. A transmissão será realizada pelos canais do Sindicato no Facebook e no Youtube.

Confira abaixo os detalhes da programação:

RODA DE CONVERSA ONLINE: “Mulheres na engenharia - Relatos multigeracionais”

Data: 11 de dezembro de 2020 - Horário: 16h30

Mediação: Eng. Nanci Begnini Giugno  – Diretora de Qualificação Profissional do SENGE-RS – Engenheira Civil pela UFRGS em 1975. Mestre em Planejamento Urbano e Regional. Atuou na Metroplan de 1975 a 2012, desenvolvendo planos e projetos nas áreas de gestão metropolitana e regional, planejamento do uso e ocupação do solo, infraestrutura urbana, saneamento ambiental e gestão de recursos hídricos. Consultora em Planejamento Urbano e Saneamento Ambiental. Diretora de Qualificação Profissional do Senge-RS.

Convidada Especial: Berenice Goelzer – Berenice Goelzer faz parte da história da Higiene Ocupacional no Brasil e no mundo. Engenheira civil formada na década de 60 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado e pós-graduação em Higiene Ocupacional nos Estados Unidos, trabalhou por 25 anos no Escritório de Saúde Ocupacional da Organização Mundial da Saúde, em Genebra. Foi a primeira chefe da Divisão de Higiene Ocupacional da Fundacentro de São Paulo.

CONVIDADAS:

Eng. Vera Carrion – Engenheira Química formada pela UFRGS em 1982. Pós-graduada pela Unisinos em Gerenciamento ambiental. Trabalhou em indústrias químicas na grande Porto Alegre, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e na Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Atuou também como Engenheira Analista de Projetos e Obras de fiscalização do Badesul.

Eng. Josi Beatriz Viegas Cunha – Engenheira Civil pela PUCRS em 1993, graduada como aluna destaque da turma. Só foi possível cursar engenharia graças ao crédito educativo da Caixa Econômica Federal. É funcionária pública desde os anos 70, lotada na Secretaria de Obras do Estado, atuando na gestão e acompanhamento das obras do Estado do Rio Grande do Sul.

Eng. Márcia Helena Santos da Rosa - Engenheira Civil, formada pela UFRGS em 1999, especializada em Gestão Ambiental e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela PUC/RS. Iniciou a carreira de forma autônoma criando a empresa Novo Plano Engenharia, trabalhou em projetos e fiscalização de obras na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Atua há 16 anos na Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (SULGÁS) em áreas técnico-operacionais e comerciais.

Eng. Luísa Leupolt Campos - Engenheira Agrônoma, formada pela UFRGS em 2013. Foi bolsista de Iniciação Científica e bolsista no Laboratório de Nutrição Animal da Faculdade de Agronomia. Trabalha como Extensionista Rural na Emater/RS-Ascar há seis anos. Mestranda em Desenvolvimento Rural na UFRGS.

Eng. Jéssica Bandeira Moraes - Engenheira civil formada em 2018 pela UFRGS, com pós graduação em Gestão de Projetos.Trabalha no seu próprio escritório de consultoria e projetos, além de ser pós graduanda em Manifestações Patológicas das Construções e em Projeto, Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações. Também é tutora de turmas de engenharia civil em uma faculdade.