Faça seu ou .
04/03/2021

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL ATRAVÉS DA NOVA NR01 - ELABORAÇÃO DO PGR E INVENTÁRIO DE RISCOS OCUPACIONAIS

 

 

 

Estão abertas as inscrições para o curso Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional através da nova NR01 - Elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e o inventário de riscos ocupacionais com plano de ação.

O curso será realizado nos dias 15, 16 e 17 de março, com aulas online e ao vivo, das 18h às 22h. O tema será ministrado pela engenheira eletricista e de Segurança do Trabalho, Miriam Felicidade Cischini, e pelo engenheiro químico e de Segurança do Trabalho, José Tocchetto de Oliveira.

CLIQUE AQUI para conhecer o programa do curso

Em novembro passado, os instrutores ministraram o curso “Como elaborar o novo PGR e inventário de riscos da nova NR-01”. Esta nova versão da norma regulamentadora 01 é baseada na ISSO 45001:2018, norma internacional sobre Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho que substituiu recentemente a OHSAS 18001:2007, amplamente utilizada pelas organizações para completar seu Sistema de Gestão Integrada, o famoso SGI, em adição às normas de qualidade e meio ambiente.

A partir do próximo mês de agosto de 2021, com a entrada em vigor da NR-01, não bastará às empresas terem os novos documentos obrigatórios do PGR (Programa de gerenciamento de riscos e o Inventário de riscos ocupacionais com plano de ação). Será preciso gerenciar na prática o que está definido nestes documentos e alterá-los quando necessário, de forma a manter sob controle a gestão da saúde e segurança dos trabalhadores, reduzindo ao máximo os riscos de exposição.

Com o sucesso da primeira edição, está sendo lançada esta nova oportunidade de capacitação pelo Programa de Qualificação do SENGE-RS (ProQuali).

CLIQUE AQUI para se inscrever no curso

 

Confira os depoimentos dos alunos da edição realizada em novembro:

“O curso GRO e a nova NR 01 foi uma experiência muito enriquecedora. Tivemos oportunidade de entender todo contexto de criação da redação da nova NR 01, entender o alcance que ela irá obter, e a importância no dia a dia da SST. Com muita qualidade e experiência os ministrantes demonstraram o quanto é importante reciclar os conhecimentos e por consequência adquirir novos. Temos um grande desafio pela frente, que é a adequação das empresas aos novos tempos e características do novo conceito em Segurança do Trabalho, e o curso, nos mostrou importantes ferramentas para enfrentar este desafio. Os profissionais de SST que entenderem, estarão um passo à frente.”


Paulo Siqueira é técnico de Segurança do Trabalho Sênior, diretor da POLO SUL – Segurança do Trabalho, atua com treinamentos e implantação de sistemas de gestão integrada de Segurança do Trabalho, gestão do SESMT e fiscalização de canteiros de obras.

 


 

 

 

“O curso de PGR ministrado pela engenheira Miriam é uma excelente forma de se preparar para as mudanças que virão ao encontro dos profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho. O curso apresenta uma visão de dinâmicas atuais e que já deveriam estar contidas nos documentos apresentados pelos profissionais da área, mas que muitas vezes pela “pressa” acabam sendo deixados de lado. O curso é leve e ministrado

com muito entusiasmo, empenho, conhecimento e participação dos alunos. É uma revisão global de conhecimentos, adicionados a experiência técnica e prática dos palestrantes, o que acaba por enriquecer o conhecimento.”



Thiago Vianna é diretor técnico da AFENGE – Engenharia de Segurança do Trabalho. Formado em Engenharia de Produção com pós em Segurança do Trabalho, é especialista em Higiene Ocupacional. Tem atuado principalmente em projetos, laudos e na implantação de PPCI.

 

 

 

 

“Alterações nas Normas Regulamentadoras (NRs) trazem uma nova cultura para abordagens de Segurança e Saúde do Trabalho e novas ferramentas como Gestão de Riscos Ocupacionais (GRO), Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e Inventário de Riscos, que obrigam os profissionais ligados a este segmento a uma forte atualização em seus conhecimentos. O curso GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL ATRAVÉS DA NOVA NR 01 – ELABORAÇÃO DO PGR E INVENTÁRIO DE RISCOS leva os profissionais a novo foco sobre SST preparando-os para o futuro. O curso acrescentou novos conhecimentos à minha experiência profissional”.


Sérgio Ussan é formado em Engenheira Civil (PUC/RS em 1969) com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFRGS/1975). É diretor da SL ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA – Engenharia de Segurança do Trabalho, professor e coordenador nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Segurança do Trabalho da UNISINOS. Integrou por 22 anos o CPN – Comissão Permanente Nacional da NR 18 – Condições de Meio ambiente do Trabalho na Indústria da Construção.

 



 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portal Qualificação Senge-RS

Av. Érico Veríssimo, 960
Menino Deus - Porto Alegre/RS
CEP: 90160-180 - (51) 3230-1600