Faça seu ou .
16/04/2021

SENGE PROMOVE 15ª EDIÇÃO DO CURSO SOBRE ENERGIA EÓLICA



No dia 6 de abril, o SENGE deu início a 15ª edição do curso ENERGIA EÓLICA: FUNDAMENTOS, VIABILIZAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DE PROJETOS. Com aulas online em plataforma digital, o curso é ministrado pelas engenheiras Adriane Prisco Petry e Jussara Maria Leite Mattuela.

O curso se estende até o dia 16 de abril e conta com a participação de empresas Geração e Transmissão S.A (Curitiba/PR) e da Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia – Certel Energia (Teutônia/RS), assim como participantes de Erechim, Porto Alegre, Rio Pardo e Santo Antônio da Patrulha.  

Diante da expressiva procura pelo tema, já está em planejamento a 16ª edição do curso para o segundo semestre deste ano.
Tem interesse em participar? Envie um e-mail para qualificacao@senge.org.br 

Saiba mais sobre o curso Energia Eólica

O Brasil chama a atenção do mundo quando o assunto é energia eólica. Dotado de um potencial eólico confirmado de 350GW, agrega também um modelo regulatório de comercialização da fonte e um grande consumo de energia. A esse manancial acorreram os principais fabricantes e suas montadoras.

O curso de Energia Eólica nasce da inspiração de treinar equipes para os conceitos macro que determinam o projeto, capacitando profissionais liberais, indústria e empreendedores para a melhor compreensão dos aspectos inerentes à viabilidade do projeto eólico.

Desenvolvido em dois blocos: técnico e econômico-financeiro, as atividades são estruturadas de modo a tornar o conteúdo teórico mais prático e de claro entendimento.

O bloco 01 está focado na parte técnica. Inicia com o exame das perspectivas da energia eólica no Brasil e no mundo, analisando as especificidades técnicas do vento, tais como comportamento e variabilidades. São também contempladas as metodologias de medições, áreas complexas, equipamentos de medição. Alia-se ao estudo do vento, o trabalho com os mapas eólicos. A quarta aula foca o estudo dos aerogeradores, o estado da arte e, principalmente, a interação da curva de potência dos mesmos com a distribuição de ventos examinada. O final do bloco consiste em uma aula prática onde os alunos individualmente podem identificar os locais para estudar a viabilidade da implantação de um parque eólico, revisando toda a teoria vista na primeira parte.

O bloco 02 está direcionado aos aspectos comerciais e econômico-financeiros. Foca a comercialização de energia no Brasil e seus mercados, fontes de financiamento dos projetos, bem como os custos de um projeto eólico. O curso analisa também a viabilidade de projetos de microgeração. São revisadas as principais tecnologias no âmbito de programas da mecânica dos fluidos computacional para estudos da modelagem do escoamento. Agregam-se as etapas de um projeto eólico, finalizando o bloco com o estudo de viabilidade financeira dos parques elencados no módulo anterior, visando a prospecção da Taxa interna de Retorno do investimento. São testadas diferentes máquinas e velocidades de vento e assim, parâmetros de sensibilidade e repercussão na viabilização do projeto são analisados. 

 

Portal Qualificação Senge-RS

Av. Érico Veríssimo, 960
Menino Deus - Porto Alegre/RS
CEP: 90160-180 - (51) 3230-1600