Faça seu ou .
22/04/2021

SENGE REALIZA CURSO SOBRE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

 

Sistemas Fotovoltaicos foram o tema de mais um curso promovido pelo Programa de Qualificação do SENGE (ProQuali). Na sua segunda edição, o curso foi realizado nos dias 15 e 16 de abril, destacando problemas típicos encontrados nestes sistemas, boas práticas de comissionamento e verificação da qualidade. Participaram profissionais de diversas formações da Engenharia, e também administrador e projetista de Rede de Distribuição.   

Os projetos solares fotovoltaicos já são uma realidade no Brasil. Conforme o instrutor do curso, Ruben Agullo, engenheiro mecânico e mestre em Energias Renováveis pela Universidade de Zaragoza, nesse cenário de constante crescimento tanto do ponto de vista da “demanda”, quanto da “oferta”, a diferenciação pela qualidade pode ser um ponto chave de sobrevivência no setor e garantia de satisfação do cliente.

Como seria entendido o conceito de qualidade aplicado a sistemas fotovoltaicos? Quais medidas podem ser tomadas para garantir a qualidade de um empreendimento fotovoltaico em cada uma das etapas de desenvolvimento e execução? O que diz a norma ao respeito? Quais são os itens mínimos a verificar em um sistema para atendimento da norma? E os máximos? Qual é o método correto para avaliação de desempenho de uma planta solar fotovoltaica? Quais equipamentos preciso?

Essas e algumas outras questões são abordadas no curso, com considerações e dicas para garantir a qualidade dos projetos fotovoltaicos desde a etapa de coleta de dados até a conexão efetiva.

O instrutor Ruben Agullo também irá ministrar curso online sobre geometria solar e radiação solar aplicada a projeto fotovoltaicos nos dias 5 e 6 de maio. As inscrições estão abertas no Portal da Qualificação.

 

 

 

Portal Qualificação Senge-RS

Av. Érico Veríssimo, 960
Menino Deus - Porto Alegre/RS
CEP: 90160-180 - (51) 3230-1600