Faça seu ou .
23/06/2021

PROQUALI/SENGE REALIZA CURSO SOBRE GEOMETRIA E RADIAÇÃO SOLAR APLICADA A PROJETOS FOTOVOLTAICOS

 

Nesta terça-feira (22), o SENGE deu início ao curso Geometria Solar e Radiação Solar Aplicada a Projetos Fotovoltaicos, iniciativa que integra o Programa de Qualificação do Sindicato (ProQuali).

Na sua segunda edição, o curso é ministrado pelo engenheiro Ruben Agullo que destaca a importância do conhecimento profundo do recurso solar para uma correta avaliação da geração nos sistemas fotovoltaicos. “A incorreta seleção ou tratamento de dados de radiação é a principal causa de erros nas expectativas de rentabilidade dos empreendimentos. Neste curso, tentamos fornecer os fundamentos da radiação solar e conhecimento crítico para discernimento e seleção de uma adequada base de dados solarimétrica”, explica Agullo.

O curso visa capacitar profissionais da área da engenharia para o cálculo, desenho e implementação de sistemas da energia fotovoltaica no Brasil, com conceito e aplicação. São abordados conceitos fundamentais sobre a radiação solar e o seu impacto no dimensionamento e otimização de sistemas fotovoltaicos de pequeno e grande porte.

Participam da turma 16 profissionais, com formações em Engenharia Elétrica, Química, Civil, Eletrônica e Mecânica, e que atuam na Região Metropolitana de Porto Alegre e nos municípios de Alegrete, Caxias do Sul, Charqueadas, Cidreira e Santa Cruz do Sul.

 

Acompanhe a agenda de cursos com inscrições abertas.

 

Portal Qualificação Senge-RS

Av. Érico Veríssimo, 960
Menino Deus - Porto Alegre/RS
CEP: 90160-180 - (51) 3230-1600