Faça seu ou .
29/06/2021

EMISSÕES ATMOSFÉRICAS SÃO TEMA DE CURSO DO PROQUALI


O curso sobre Emissões Atmosféricas: Métodos de Amostragem e Interpretação de Condicionantes Ambientais sobre Gestão de Emissões Atmosféricas, que ocorreu nos dias 21 a 23 de junho, teve como objetivo capacitar profissionais das áreas de engenharias, química e ambiental na compreensão de metodologias para a análise de emissões atmosféricas em diversos processos produtivos e elucidar a interpretação e avaliação de relatórios de emissões atmosféricas.

O curso foi ministrado pela instrutora Daniela Migliavacca Osório, mestre em Engenharia (PUCRS) e doutora em Ecologia (UFRGS), que há mais de 10 anos desenvolve estudos na área ambiental com ênfase na parte de emissões atmosféricas e monitoramento da qualidade do ar. Daniela destaca que os assuntos abordados no curso promovido pelo Programa de Qualificação do SENGE foram os principais poluentes atmosféricos e suas fontes de emissões, legislações ambientais aplicáveis para emissões atmosféricas, além das normas e metodologias de amostragem e análise de emissões atmosféricas.

Durante a realização do curso algumas discussões foram elencadas, como por exemplo uma maior clareza e uniformidade nas diretrizes técnicas da FEPAM quanto ao tema emissões atmosféricas, principalmente para os processos de cremação.

A turma foi composta por engenheiros ambientais, químicos, mecânicos e agrônomo, mostrando a multidisciplinaridade deste tema, que não permeia somente uma área de formação, mas sim devido a sua complexidade deve ser abordado em diferentes áreas de atuação da engenharia.

Tem interesse neste tema? A próxima edição já está programada para os dias 19 a 21 de outubro.

 

Portal Qualificação Senge-RS

Av. Érico Veríssimo, 960
Menino Deus - Porto Alegre/RS
CEP: 90160-180 - (51) 3230-1600