Faça seu ou .
22/10/2021

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DO SENGE REALIZA CURSO SOBRE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS

 

 

Teve início no dia 19 de outubro a segunda edição do curso “Emissões Atmosféricas: Métodos de amostragem e Interpretação de condicionantes ambientais sobre gestão de emissões atmosféricas”. Com 9 horas de aula, nas modalidades presencial e online, o curso integra o Programa de Qualificação do SENGE.

O tema foi ministrado pela instrutora Daniela Migliavacca Osório, profissional com larga experiência prática no tema. Daniela tem graduação e licenciatura em Química pela PUCRS, mestrado em Engenharia Elétrica pela PUCRS e doutorado em Ecologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRGS. 

O curso tem como objetivo capacitar profissionais das áreas de engenharias, química e ambiental na compreensão de metodologias para a análise de emissões atmosféricas em processos produtivos, como caldeiras, fornos, cabines de pintura, etc. para atendimento aos requisitos legais estabelecidos pelas legislações ambientais vigentes no RS e Brasil, através da observação de cases que possam elucidar a interpretação e avaliação de relatórios de emissões atmosféricas. 

Participaram profissionais das áreas de engenharia química e ambiental, biólogos, químicos e técnicos ambientais, integrantes de prefeituras e secretarias municipais de meio ambiente, agentes de fiscalização, gestores ambientais, empresas privadas, mineradoras e indústrias.  

Destaque para a Prefeitura de Novo Hamburgo, que inscreveu um significativo número de profissionais da Secretaria do Meio ambiente, demonstrando a valorização de suas atuações na área. 

Participaram também profissionais da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, com sede em Araxá (MG), que tem como foco o desenvolvimento de tecnologias e produtos do nióbio. 

A diretora Nanci Begnini Giugno, da área de Qualificação Profissional, ao dar as boas-vindas, explicou sobre a atuação do Sindicato, que completa 80 anos em 2022, bem como suas conquistas, os diversos programas e grupos de trabalho existentes, sua inserção na sociedade em prol da Engenharia e a representatividade da categoria. Ressaltou os benefícios oferecidos aos associados do SENGE e convidou todos a conhecerem o site da entidade e o Portal da Qualificação, aproximando-se do Sindicato e de suas ações.  

 

 

Portal Qualificação Senge-RS

Av. Érico Veríssimo, 960
Menino Deus - Porto Alegre/RS
CEP: 90160-180 - (51) 3230-1600