26/05/2022

SENGE PROMOVE FORMATURA DA 6ª TURMA DO CURSO DE NIVELAMENTO EM ENGENHARIA DE SANEAMENTO

Em cerimônia realizada nessa quarta-feira (25) o SENGE celebrou a formatura dos 33 profissionais da CORSAN participantes da 6ª turma do Curso de Nivelamento em Engenharia de Saneamento, mais uma importante contribuição do Sindicato para a qualificação do setor.

Participaram da solenidade o presidente do SENGE-RS, Cezar Henrique Ferreira, o vice-presidente José Luiz Azambuja, os diretores de Apoio e Qualificação Profissional Nanci Giugno e Dulphe Pinheiro Machado, e o gerente da área, André Ricardo Andara.

Presente também o diretor de Expansão da CORSAN, André Gutterres Borges, e os professores do curso, Antônio Comunello Accorsi, Fabio Duarte e Renato Machado.

O curso é fruto dos esforços da diretoria do SENGE, por meio do Programa de Qualificação do Sindicato (ProQuali), em parceria com a Unicorsan, visando inicialmente oferecer capacitação, aperfeiçoamento técnico e operacional aos profissionais da CORSAN e, posteriormente, atendendo também profissionais de empresas municipais de saneamento.

A atividade apresenta conteúdo programático estruturado em módulos, prática profissional e produção de artigo de conclusão de curso, totalizando 200 horas aula por turma. Desde o seu início em 2013, já foram investidas 34.600 horas/aula aluno participante no Curso de Nivelamento em Engenharia de Saneamento, que contou com 108 professores nas seis edições realizadas até o momento em Porto Alegre.

Em sua manifestação, o presidente Cezar destacou os expressivos resultados obtidos pelo Curso de Nivelamento, pelo qual já passaram 173 participantes. “Nós sempre ressaltamos que não há desenvolvimento sem Engenharia. Por isso, o SENGE se compromete em oferecer oportunidades de qualificação profissional aos seus representados, com qualidade e de acordo com as demandas mais atuais do mercado, como é o caso do Curso de Nivelamento em Engenharia de Saneamento”, disse.

Cezar também enalteceu os esforços das gestões anteriores do SENGE, representados pelos ex-presidentes do Sindicato José Luiz Azambuja e Alexandre Mendes Wollmann, e pelos diretores Nanci Giugno e Eduardo Carvalho, no sentido de se dedicarem a viabilização dessa importante iniciativa tanto para a CORSAN e para o setor de saneamento, quanto para os serviços prestados à população em todo o Estado.

A qualidade do conteúdo programático e dos instrutores foi destacada pelo diretor da CORSAN, André Gutterres Borges. “Esse é um curso muito importante para nós, engenheiros, pois aprimora e completa o conhecimento recebido nos cursos de Engenharia das Universidades”, disse.

Manifestou-se ainda a engenheira Isabel Pitta Klein, profissional da CORSAN, delegada sindical do SENGE e participante da 6ª turma do Curso de Nivelamento, que destacou a qualidade dos trabalhos de conclusão apresentados pelos seus colegas de turma. Salientou ainda os esforços e a dedicação dos professores e do SENGE, bem como a oportunidade de investimento em qualificação oportunizada pela CORSAN aos seus engenheiros.

Na sequência, foi dado início à entrega dos certificados de conclusão do curso.

É prevista para o mês de julho, em Santa Maria, a cerimônia de formatura dos 22 participantes da 7ª turma.